Acessibilidade / Reportar erro

Elaboração e validação de Escala de Desconforto da Sede Perioperatória* * Extraído da dissertação “Elaboração e validação de uma Escala de Desconforto da Sede Perioperatória”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Estadual de Londrina, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Elaborar e validar uma escala para avaliação do desconforto da sede perioperatória.

MÉTODO

Pesquisa metodológica realizada em 2014 e 2015, no centro cirúrgico de um hospital público do norte do Paraná. A escala foi elaborada após revisão bibliográfica, seguida de validação aparente e de conteúdo e avaliação da fidedignidade através de sua consistência interna e da equivalência inter observadores.

RESULTADOS

Sete itens compuseram a escala: boca seca; lábios ressecados; língua grossa; saliva grossa; garganta seca; gosto ruim e vontade de beber água. O índice de validade de conteúdo para atributos e itens foi de 0,98, e o índice de fidedignidade foi de 1 para os atributos e itens da escala. A consistência interna avaliada pelo alfa de Cronbach foi de 0,91, e a equivalência interobservadores foi de 1, medida pelo coeficiente de kappa ponderado.

CONCLUSÃO

A escala de desconforto da sede perioperatóriademonstrou altos índices de validade de conteúdo e fidedignidade.

Descritores
Sede; Escalas; Avaliação; Enfermagem Perioperatória;Estudos de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br