Acessibilidade / Reportar erro

Uso da música no controle da ansiedade em ambulatório de cabeça e pescoço: ensaio clínico randomizado

Resumo

OBJETIVO

Avaliar a efetividade de uma intervenção musical na redução de ansiedade e parâmetros vitais em pessoas acometidas por câncer de cabeça e pescoço.

MÉTODO

Ensaio clínico controlado, randomizado, realizado em ambulatório de cabeça e pescoço com 40 participantes, subdivididos em dois grupos (intervenção e controle). Foi utilizada como intervenção a música clássica “Suave primavera” das quatro estações de Vivaldi. Como instrumento de coleta de dados foi empregado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e um inventário de dados sociodemográficos e clínicos. O teste t de Student foi utilizado para verificar a significância estatística intragrupo e intergrupos.

RESULTADOS

Os participantes apresentaram redução estatisticamente significante nos níveis de ansiedade percebida (t= 12,68; p<0,001), bem como nos níveis de pressão arterial (t = 4,56; p<0,001); pulso (t = 6,15; p< 0,001) e frequência respiratória (t = 5,10; p< 0,001).

CONCLUSÃO

A música mostrou-se um recurso terapêutico não farmacológico eficaz no manejo da ansiedade em contexto ambulatorial para pessoas com câncer, bem como na redução de pressão arterial, pulso e frequência respiratória.Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-7W4YJJ

Descritores
Musicoterapia; Ansiedade; Neoplasias de Cabeça e Pescoço; Humanização da Assistência; Enfermagem Oncológica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br