RESUMO
Objetivo:
Analisar o conhecimento de professores da Educação Básica com relação à asma e conhecer suas vivências diante da exacerbação dos sintomas na escola.
Método:
Estudo misto do tipo explanatório sequencial. Na etapa quantitativa, foi aplicado remotamente o Newcastle Asthma Knowledge Questionnaire e o instrumento de caracterização. Dados analisados por estatística descritiva e inferencial. A produção dos dados qualitativos ocorreu a partir de depoimentos escritos analisados pelo método de análise de conteúdo dedutivo.
Resultados:
Duzentos e sete professores, maioria do sexo feminino (92%) e atuante em escolas públicas (82%). Quanto ao conhecimento, 132 (63,8%) apresentaram desempenho insatisfatório. As questões com menores índices de acerto eram sobre medicamentos utilizados regularmente e na crise. Os professores com maiores pontuações tinham menor tempo de atuação (p = 0,017) e possuíam diagnóstico de asma (p = 0,006). Na etapa qualitativa, participaram 35 professores e os depoimentos corroboraram os achados quantitativos, sobretudo com relação à lacuna de conhecimento e sentimento de maior segurança entre os professores asmáticos.
Conclusão:
Os professores apresentaram conhecimento insuficiente e relataram medo e despreparo frente à situação.
DESCRITORES
Saúde da Criança; Asma; Pessoal de Educação; Enfermagem