RESUMO
Objetivos:
identificar os conteúdos e características dos vídeos postados na rede social YouTube que tratam do uso do software Iramuteq como ferramenta para auxiliar as pesquisas qualitativas e discutir a contribuição desta rede social para a difusão do conhecimento, especialmente no contexto da pandemia de COVID-19.
Método:
estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado com vídeos do YouTube, coletados em junho de 2021 e submetidos à análise temática.
Resultados:
foram identificados 43 vídeos sobre a temática pesquisada, sendo a maioria (69,76%) publicado no período de 2020–2021. Quanto ao conteúdo, identificaram-se cinco categorias.
Conclusão:
os vídeos explanam sobre a instalação do Iramuteq, o preparo do corpus textual, os erros identificados por usuários do software e métodos para corrigi-los, as análises lexicais desenvolvidas pelo programa e como utilizá-lo. O conteúdo é apresentado de forma teórica e prática por meio da apresentação da interface do software. Assim, observa-se a contribuição do YouTube para o desenvolvimento do ensino e difusão do conhecimento, tanto por constituir-se como uma fonte para pesquisa como também por suscitar diálogos entre pesquisadores, especialmente em um contexto de pandemia.
DESCRITORES
Mídias Sociais; Informação; COVID-19; Pesquisa Qualitativa; Ensino; Software