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Análise do processo de translação do conhecimento sobre a primeira infância no ensino de graduação* * Extraído do projeto "A Universidade e a transferência de tecnologias de desenvolvimento infantil em municípios paulistas", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2012

Objetivo

Analisar a incorporação de conteúdos inovadores na promoção do desenvolvimento infantil com ênfase na extensão universitária.

Método

Pesquisa-ação, descritiva e exploratória, envolvendo nove representantes de quatro instituições de ensino superior paulistas. Os dados foram obtidos por meio de análise de ementas (2009-2011), entrevistas e grupo focal. Embasou-se em consenso internacional relacionado à primeira infância para a avaliação da translação do conhecimento.

Resultados

A incorporação de oito temáticas da promoção do desenvolvimento infantil ocorreu de modo relevante entre ensino e extensão dos cursos de graduação de Enfermagem (87,5%) e de Psicologia (75%). Observou-se restrição ao ensino no curso de Pedagogia.

Conclusão

A avaliação da translação do conhecimento evidencia o potencial inovador da extensão universitária, integrada ao ensino e à pesquisa, em prol da primeira infância.




Desenvolvimento infantil; Promoção da saúde; Educação superior; Difusão de inovações; Avaliação de programas e projetos de saúde


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