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Segurança do paciente na cultura organizacional: percepção das lideranças de instituições hospitalares de diferentes naturezas administrativas* * Extraído da dissertação "A segurança do paciente na cultura organizacional: tornando o ambiente hospitalar mais seguro", Universidade Nove de Julho, 2014.

Resumo

OBJETIVO

Identificar percepções das lideranças sobre as dimensões da cultura de segurança do paciente no cotidiano de hospitais de diferentes perfis administrativos: públicos, organizações sociais e privados, e realizar correlação entre as instituições participantes, de acordo com as dimensões da cultura de segurança do paciente utilizadas.

MÉTODO

Estudo transversal de aspecto quantitativo obtido por meio da aplicação do instrumento Self Assessment Questionnaire 30, traduzido para a língua portuguesa. Os dados foram tratados com análise de variância (ANOVA), além das estatísticas descritivas, considerando como de significância estatística valores de p-valor ≤ 0,05.

RESULTADOS

Segundo a percepção dos participantes do estudo, as dimensões significativas para a cultura de segurança do paciente foram Ambiente de Segurança do Paciente e Aprendizado Organizacional, com poder explicativo de 81%. A média de respostas obtidas evidenciou que nas organizações privadas houve maiores valores atribuídos às questões, porém a correlação entre as dimensões foi mais forte nas organizações públicas.

CONCLUSÃO

As dimensões da cultura de segurança do paciente têm valores distintos nas diferentes organizações hospitalares e a sua investigação possibilita identificar quais necessitam ser introduzidas ou aprimoradas para maior segurança do paciente.

Descritores:
Segurança do Paciente; Cultura Organizacional; Administração de Serviços de Saúde; Qualidade da Assistência à Saúde

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