Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho offshore e a atuação do enfermeiro embarcado: uma revisão integrativa* * Extraído do trabalho de conclusão de curso "Riscos ocupacionais na área petrolífera e atuação do enfermeiro offshore: uma revisão integrativa", Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2014.

OBJETIVO

Conhecer a produção de abordagens teóricas sobre aspectos relacionados ao trabalho offshore e a atuação do enfermeiro embarcado.

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SciELO e Index PSI.

RESULTADOS

Foram selecionados 33 estudos publicados em periódicos nacionais e internacionais, entre 1997-2014. Do corpus da análise temática resultaram quatro temas centrais: ambiente de trabalho offshore; em meio às adversidades do trabalho, uma fuga; estruturação dos serviços de saúde e segurança offshore; em busca de práticas seguras.

CONCLUSÃO

O presente estudo traz contribuições ao trabalho offshore do enfermeiro quanto à natureza do trabalho, o agir em meio às adversidades e a incessante busca por práticas seguras em alto-mar.

Indústrias Extrativas e de Processamento; Petróleo; Riscos Ocupacionais; Enfermagem do Trabalho; Saúde do Trabalhador; Revisão


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br