Acessibilidade / Reportar erro

A implementação de um programa de visitas domiciliárias com foco na parentalidade: um relato de experiência* * Extraído do programa implementado na pesquisa: “Os efeitos do programa de visitação para jovens gestantes sobre o desenvolvimento infantil: um estudo-piloto”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2016.

La implantación de un programa de visitas domiciliarias con enfoque en la parentalidad: un relato de experiencia

RESUMO

Objetivo

Relatar a experiência de implementação do Programa de visita domiciliar Jovens Mães Cuidadoras.

Método

O programa enfoca a relação mãe-criança como objeto do cuidado com vistas ao desenvolvimento da parentalidade e adota a teoria do apego, a teoria da autoeficácia e a teoria bioecológica como referenciais. A construção desse programa ocorreu a partir de materiais de programas de visitação internacionais, por meio da tradução do material, elaboração e validação do conteúdo teórico.

Resultados

As visitas realizadas pelas enfermeiras tiveram duração média de 1 hora, nas quais foram abordados junto às adolescentes assuntos referentes aos cuidados com saúde, saúde ambiental, projeto de vida, parentalidade, família e rede social, além das demandas das adolescentes. Evidenciou-se que as enfermeiras encontraram dificuldades na implementação do programa.

Conclusão

Ao adotar a visita domiciliar como ferramenta de cuidado com foco na parentalidade, a experiência de implementação do programa demonstrou ser uma tecnologia inovadora, com grande potencial e relevância para a promoção do cuidado à adolescente e ao desenvolvimento infantil.

Visita Domiciliar; Família; Adolescente; Desenvolvimento Infantil; Enfermagem Pediátrica; Enfermagem Familiar

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br