Acessibilidade / Reportar erro

FATORES QUE INFLUENCIARAM ALUNOS INGRESSANTES NA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP, EM 1981, NA ESCOLHA DA ENFERMAGEM COMO OPÇÃO PROFISSIONAL

Factors influencing the freshmen in their professional choice of the "Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo": a research work

Resumos

O estudo objetivou caracterizar alguns aspectos sócio-econômicos da população ingressante na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e verificar quais as opções destes alunos nas diversas vezes em que fizeram exame vestibular. A população estudada foi de 51 alunos que cursavam a disciplina Introdução à Enfermagem. O instrumento foi um questionário, onde foram abordados itens relacionados aos motivos que influenciaram a escolha da enfermagem como opção profissional. Concluiu-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, de 18 a 20 anos, procedente da Capital e Grande São Paulo, proveniente de famílias de variadas faixas econômicas da população; 47% dos alunos apontaram enfermagem como a profissão que gostariam de exercer, embora tivessem prestado vestibulares para outras carreiras, preferencialmente medicina. Mais de 60% dos alunos pretendem realizar nova tentativa em exame vestibular. Os motivos mais citados que influenciaram a escolha profissional destes alunos foram: interesse pelas ciências biológicas, desejo de ajudar pessoas e preocupação com o nível de saúde da população.


The main objective of this study was to find out a some characteristics of the freshman of the Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, in 1981, and verify which were the reasons that influenced their choice of nursing as a profession. Out of the 80 entering students, 51 answered the questionnaire; 47.0% indicated nursing as their first options; 60.8% of them had, in previous years, tried other schools. The answers more often given by these students for their choice of nursing as profession were related ta: interest in biological science, willing to help people and worry with level of well-being of the population.


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    ARCURI, E. A. M. Conheça um pouco de sua opção: enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 16(2):127-36, ago. 1982.
  • 2
    BARBOSA, E. C. Currículo centrado no aluno, uma abordagem desenvolvimentista. Ed. Bras., Brasília, 2(4):129-51, 1980.
  • 3
    LOBO, L. C. G. O uso de nova tecnologia educacional na formação de recursos humanos. In: SEMINÁRIO DE DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR, Rio de Janeiro, 17-21, fev. 1975.
  • 4
    MANZOLLI, M. C. & MONJELEONE, Z. Caracterização do estudante de enfermagem. Enf. Novas Dimens., São Paulo, 3(4):206-14, jul./ago., 1977.
  • 5
    MORRIS, P. B. & RUSSO N. B. Motives of beginning students for choosing nursing school. J. Nurs. Ed., Thorofare, 18(5):34-40, May, 1979.
  • 6
    NAKAMAE, D. D. Perfil do estudante de enfermagem. São Paulo, 1976. 68 p. (Dissertação de Mestrado — Escola de Enfermagem USP).

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1983
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br