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Educação continuada sobre o desenvolvimento infantil na atenção primária: perspectivas dos profissionais de saúde

RESUMO

Objetivo:

Analisar as contribuições de uma educação continuada com profissionais da Atenção Primária à Saúde que promova o desenvolvimento infantil.

Método:

Foi realizada intervenção de educação continuada, com abordagem qualitativa, entre trabalhadores de saúde de uma unidade de Atenção Primária à Saúde de um bairro de baixa renda da cidade do Recife. A intervenção consistiu em oito oficinas realizadas entre julho e outubro de 2019, com a participação de quinze profissionais de saúde. Todos os dados dos grupos focais foram gravados, transcritos e analisados tematicamente utilizando o modelo bioecológico de Bronfenbrenner como referencial teórico.

Resultados:

Por meio da intervenção de educação continuada, os profissionais de saúde puderam refletir sobre seus processos de trabalho e vida pessoal e propor ações para melhorar o desenvolvimento infantil.

Conclusão:

Os resultados do estudo destacam o impacto significativo de tais intervenções na mudança de percepções e práticas profissionais relacionadas ao desenvolvimento infantil. No geral, esta investigação fornece informações valiosas sobre a eficácia das intervenções de educação continuada para a promoção do desenvolvimento infantil saudável em ambientes de cuidados primários.

DESCRITORES
Desenvolvimento Infantil; Educação Continuada; Pessoal de Saúde; Atenção Primária à Saúde; Promoção da Saúde

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