Acessibilidade / Reportar erro

Mapeamento cruzado de diagnósticos de enfermagem em puericultura
utilizando a Classificação Internacional de Práticas de Enfermagem* * Extraído do trabalho de conclusão de curso "Adequação de taxonomias do diagnóstico de enfermagem em consultas de enfermagem em puericultura", Graduação em Enfermagem, Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, 2009.


Estudo descritivo e retrospectivo, com abordagem quantitativa, que objetivou analisar os diagnósticos de enfermagem constantes de prontuários de crianças de 0 a 36 meses de idade atendidas em consulta de enfermagem em puericultura. Utilizou-se a análise documental e a técnica de mapeamento cruzado. Foram encontrados 188 diferentes diagnósticos de enfermagem, dos quais 33 (58,9%) correspondiam a diagnósticos contidos na Nomenclatura de Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem e 23 (41,1%) eram provenientes da CIPE® Versão 1.0. Dos 56 diagnósticos de enfermagem, 43 (76,8%) foram considerados de desvio de normalidade. Conclui-se que as consultas de enfermagem à criança permitem identificar situações de normalidade e anormalidade, com destaque para os diagnósticos de desvio de normalidade. A padronização da linguagem favorece a documentação de enfermagem, contribuindo para o cuidado ao paciente e facilitando a comunicação entre os enfermeiros e outros profissionais de saúde.


Diagnóstico de enfermagem
; Criança; Classificação; Saúde da criança
; Atenção Primária à Saúde



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br