Acessibilidade / Reportar erro

Sintomas De Insônia, Cochilos Diurnos E Atividades Físicas De Lazer Em Idosos: Estudo FIBRA Campinas* * Extraído do trabalho de conclusão de curso "Sintomas de insônia e atividades físicas de lazer em idosos residentes na comunidade: Estudo FIBRA Campinas", Faculdade de Enfermagem, Universidade Estadual de Campinas, 2013.


A prática de atividades físicas contribui para redução do risco de doenças crônicas e melhora do padrão de sono em idosos. Esta pesquisa buscou verificar a associação entre sintomas de insônia e cochilo diurno e a participação em atividades físicas de lazer em idosos residentes na comunidade. Utilizaram-se dados extraídos da Rede de Estudos da Fragilidade em Idosos Brasileiros, polo Campinas. Foram analisados dados de 689 idosos quanto à caracterização sociodemográfica, prática de atividades físicas de lazer, ocorrência de cochilo diurno e sua duração, sintomas de insônia e uso de medicação para dormir. Encontrou-se associação significativa entre a prática de caminhada e o cochilo diurno de curta duração. Estudos indicam que o cochilo de curta duração pode trazer benefícios à qualidade do sono e à saúde dos idosos. Portanto, promover a prática de caminhada pode constituir-se em uma intervenção de enfermagem que favorece o padrão de sono das pessoas idosas.

Idoso; Sono; Ritmo circadiano
; Atividade motora
; Saúde do idoso
; Enfermagem geriátrica



Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br