Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças submetidas a implante coclear* * Extraído de trabalho de conclusão de curso “Diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças submetidas a implante coclear referente ao pós-operatório imediato”, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, Síndromes e Anomalias Craniofaciais, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Identificar os principais diagnósticos e intervenções de enfermagem em crianças submetidas a implante coclear em pós-operatório imediato.

MÉTODO

Estudo transversal realizado entre fevereiro e abril de 2016. Foram considerados o histórico de enfermagem (anamnese e exame físico) e os diagnósticos de enfermagem (NANDA − Internacional) com suas respectivas intervenções (Nursing Intervention Classification - NIC). Para construção dos resultados utilizou-se da análise estatística descritiva.

RESULTADOS

Participaram do presente estudo 19 crianças. Os principais diagnósticos de enfermagem elencados foram: Comunicação verbal prejudicada, Integridade da pele prejudicada, Risco de infecção, Risco de queda e Risco de sangramento (n=19; 100%). Quanto às intervenções de enfermagem, prevaleceram: Melhora na comunicação: deficit auditivo, Supervisão da pele, Proteção contra infecção, Prevenção de quedas e Precauções contra sangramento (n=19; 100%).

CONCLUSÃO

Os diagnósticos e as intervenções de enfermagem referentes ao pós-operatório de implante coclear relacionaram-se com comunicação, controle de sangramento, cuidados com a ferida operatória, prevenção de infecção, conforto e bem-estar.

Descritores
Enfermagem Pediátrica; Implante Coclear; Perda Auditiva; Processos de Enfermagem; Diagnóstico de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br