Acessibilidade / Reportar erro

AS BIBLIOTECAS DAS ESCOLAS E CURSOS DE AUXILIAR DE ENFERMAGEM DO ESTADO DE SÃO PAULO * * Trabalho apresentado à disciplina Prática de Ensino de Enfermagem do Curso de Licenciatura de Enfermagem da Faculdade de Educação da USP em 1978. Orientação da docente Victória Secaf, da Escola de Enfermagem da USP.

Libraries of Schools and Schools for Practical Nurses in São Paulo, Brasil

Resumos

Apresentam-se os resultados de um levantamento realizado em bibliotecas de trinta e nove Escolas e Cursos de Auxiliar de Enfermagem do Estado de São Paulo em 1978, nos aspectos de acervo, área física e funcionamento.


This is a survey made in thirty nine Schools for Practical Nurses in São Paulo, Brasil, 1978, about library resources. The aspects surveyed were number and type of books and journals, physical area used as library and its organization.


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    BORDENAVE, J. D. & PEREIRA, A. M. A biblioteca como instrumento de ensino-aprendizagem. In: BORDENAVE, J. D. & PEREIRA, A. M. Estratégias de ensino-aprendizagem. Petrópolis, Vozes, 1977. cap. 11, p. 255-65.
  • 2
    CALDAS, N. P. Organização da biblioteca para escola ou cursos de auxiliares de enfermagem. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 21(2): 85-101, abr./jun., 1968.
  • 3
    CARVALHO, A. C. Padrões mínimos para escolas de enfermagem. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 15(5): 386-99, out., 1968.
  • 4
    ENCICLOPÉDIA BARSA. São Paulo, Encyclopaedia Britannica, 1960. p. 125.
  • 5
    GRANDE ENCICLOPEDIA DELTA LAROUSSE. Rio de Janeiro, Delta, 1970. p. 892.
  • 6
    GUINEE, K. Provision de serviços de biblioteca. In: GUINEE, K. Enseñanza de enfermería: objetivos y métodos. México, Interamericana, 1967. cap. 1, p. 18-9.
  • 7
    HEIDGERKEN, L. Elaboración de planes diarios: empleo de la biblioteca. In: HEIDGERKEN, L. Enseñanza en la escuelas de enfermería. 3. ed. México, Interamericana, 1964. cap. 9, p. 284.
  • 8
    MARQUES, J. C. Métodos e técnicas de ensino. In: MARQUES, J. C. Paradigma para análise do ensino. Porto Alegre, Globo, 1977. cap. 10, p. 142.
  • 9
    MEDEIROS, N. R. D. Relatório da Comissão de Documentação e Estudos da ABEn — 1975/1976. Rev. Bras. Enf., Brasília, 29(4): 204-8, out./dez., 1976.
  • 10
    NERICI, I. G. Material didático: biblioteca geral e especializada. In: NERICI, I. G. Didática geral. 3. ed. São Paulo, Fundo de Cultura, 1965. cap. 10, p. 315.
  • 11
    NOGUEIRA, O. Plano e relatório de pesquisa. In: NOGUEIRA, O. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo, Nacional, 1975. Parte 2, p. 160-8.
  • 12
    ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Organización de una escuela de enfermería. In: ORGANIZACIÓN PANAMERICANA DE LA SALUD. Guia para escuelas de enfermería en la America Latina. Washington, OPS/OMS, 1961. cap. 5, p. 49-50. (Publicación científica, 55).
  • 13
    PRADO, H. A. Como se organiza urna biblioteca. 2. ed. São Paulo, Lep. ,1953. 120 p.
  • 14
    SCHRAMN, A. Biblioteca da escola de enfermagem. Rev. Bras. Enf., Rio de Janeiro, 18(2/3): 127-35, abr./jun., 1965.
  • 15
    SELLTIZ, C. et alii. O relatório de pesquisa. In: SELLTIZ, C. et alii. Métodos de pesquisa nas relações sociais. 2. ed. São Paulo, Herder, 1967. cap. 12, p. 497-508.
  • 16
    WITT, A. Metodologia de pesquisa. 2. ed. São Paulo, Resenha Tributária, 1973. 141 p.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1980
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br