Acessibilidade / Reportar erro

Mapa mínimo da Rede Social Institucional: uma estratégia multidimensional de investigação na Enfermagem* * Artigo extraído da Tese de Doutorado “O cuidado em rede a famílias envolvidas na violência contra crianças e adolescents: o olhar da Atenção Básica à Saúde”, em 2014, apresentada ao Programa de Pós-Graduação Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP).

Objetivo

Analisar o uso de estratégias metodológicas em pesquisas qualitativas - Mapa mínimo da Rede Social Institucional, como proposta para compreender os fenômenos na perspectiva multidimensional.

Método

Ensaio teórico metodológico em que buscou-se refletir sobre o uso de estratégias metodológicas inovadoras de pesquisa na enfermagem, sustentada nos fundamentos do Pensamento Complexo.

Resultados

O mapa mínimo da Rede Social Institucional Externa tem o objetivo de identificar os vínculos institucionais e lacunas para o trabalho de intervenção das instituições pesquisadas. O uso destes mapas proporcionou avanços importantes no saber-fazer pesquisa qualitativa em Saúde e Enfermagem.

Conclusão

Nessa perspectiva, o uso de mapas mínimos da Rede Social Institucional pode ser estimulado e potencializado para responder às atuais demandas da contemporaneidade, em especial pela sua flexibilidade na adequação a diversos objetos de pesquisa; amplitude e profundidade de discussão; e possibilidades de articulação com a prática dos serviços.

Vulnerabilidade em Saúde; População Rural; Síndrome de Imunodeficiência Adquirida


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br