Violência contra adolescentes: uma análise 
à luz das categorias gênero e geração* * Extraído de dissertação "Violência contra o adolescente: uma análise à luz das categorias gênero e geração", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2013

Rafaela Gessner Rosa Maria Godoy Serpa da Fonseca Rebeca Nunes Guedes de Oliveira Sobre os autores

Objetivo

Analisar a violência contra o adolescente à luz das categorias gênero e geração.

Método

Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa e qualitativa. As fontes de dados foram as notificações de violência da Rede de Proteção do município de Curitiba, de 2010 a 2012, e entrevistas semiestruturadas com 16 adolescentes abrigados. As variáveis quantitativas foram analisadas pelo software SPSS e os dados qualitativos através da análise de conteúdo.

Resultados

Os adolescentes foram submetidos à violência no ambiente doméstico e fora dele, como vítimas ou como espectadores. Prevaleceu no domicílio, incidindo principalmente sobre as meninas, com marcada conotação de violência de gênero.

Conclusão

Mais que constatar a magnitude do problema, o estudo pode fornecer subsídios para qualificar a assistência prestada aos sujeitos vitimizados e subsidiar o enfrentamento do fenômeno.

Violência; Adolescente; Violência contra a mulher; Violência doméstica; Saúde do adolescente


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br