RESUMO
Objetivo: Interpretar as vivências de mulheres em situação de violência, que solicitam revogação da medida protetiva de urgência.
Método: Utilizou-se a Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), de Strauss e Corbin, e o Interacionismo Simbólico, na Delegacia da Mulher de um município paulista, por meio de entrevistas com 28 participantes de dois grupos amostrais: mulheres em situação de violência e profissionais da delegacia.
Resultados: Os resultados foram organizados em categorias relacionadas aos componentes do modelo teórico, “Vivenciando a solicitação da retirada da medida protetiva de urgência”, evidenciando os desafios emocionais e contextuais enfrentados pelas mulheres na busca por ajuda formal. Esses desafios são permeados por sentimentos ambivalentes, experiências de revitimização e diferentes estratégias de enfrentamento para ressignificar suas trajetórias de vida.
Considerações Finais: A revogação relaciona-se às consequências familiares - culpa, arrependimento e tristeza -, apesar de reconhecerem a violência. A incompreensão do sistema judicial e o vínculo afetivo com o perpetrador demonstram a necessidade de contemplar os significados simbólicos das interações na atuação da enfermagem da Atenção Primária.
DESCRITORES
Violência Doméstica; Violência contra a Mulher; Violência por Parceiro Íntimo; Direitos de Gênero; Teoria Fundamentada
Thumbnail
