Acessibilidade / Reportar erro

Campanha de vacinação contra COVID-19: diálogos com enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde

RESUMO

Objetivo:

Refletir sobre a percepção de enfermeiros atuantes na Atenção Primária à Saúde sobre o desenvolvimento da campanha de vacinação contra a COVID-19.

Método:

Estudo qualitativo, tipo ação participante, fundamentado nos preceitos teóricos metodológicos de Paulo Freire, que consiste em três fases interligadas: Investigação Temática, Codificação e Descodificação, Desvelamento Crítico. Realizaram-se três Círculos de Cultura virtual, entre fevereiro e março de 2021, com 11 enfermeiros da Atenção Primária à Saúde, residentes em Santa Catarina, Brasil.

Resultados:

Os enfermeiros definiram dois temas para discussão no Círculo de Cultura: 1. Encontros na campanha de vacinação COVID-19, representando as potencialidades; 2. Desencontros na campanha de vacinação COVID-19, em que desvelaram as fragilidades.

Conclusão:

Os enfermeiros apontaram potencialidades como a atuação em equipe, com esperança, motivação e alegria na operacionalização da campanha de vacinação, por meio de ações inovadoras e antigas. Também evidenciaram fragilidades como falta de formação específica e comunicação, dificuldades com os registros e a aplicação do imunobiológico, salientando o movimento antivacina e o intenso trabalho, o que carece de ajustes em prol da qualificação da assistência à população.

DESCRITORES
Infecções por Coronavírus; Pandemia; Enfermagem; Vacinas; Vacinação em Massa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br