Acessibilidade / Reportar erro

Fatores clínicos preditores para o ressecamento ocular em pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva* * Extraído da dissertação: “Diagnóstico de enfermagem risco de olho seco e ressecamento ocular em pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva”, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016.

Factores clínicos predictores de la resección ocular en pacientes ingresados en Unidad de Cuidados Intensivos

RESUMO

Objetivo

Avaliar na superfície ocular de pacientes adultos internados em unidade de terapia intensiva os fatores clínicos preditores para o ressecamento ocular e para o diagnóstico de enfermagem Risco de ressecamento ocular.

Método

Estudo transversal, realizado entre janeiro e julho de 2016, com 206 pacientes (412 olhos). A inferência quanto à presença do diagnóstico nos pacientes avaliados foi executada por enfermeiros diagnosticadores. A estatística descritiva e inferencial subsidiou a análise dos dados.

Resultados

47,6% dos pacientes apresentaram o Risco de ressecamento ocular, e 52,4% já estavam com o diagnóstico de ressecamento ocular. Foram identificadas diferenças estatísticas entre o diagnóstico de ressecamento ocular no olho direito com a hiperemia, secreção mucosa, edema palpebral e lagoftalmia. Além disso, observaram-se diferenças estatísticas entre a hiperemia e edema palpebral com o ressecamento ocular no olho esquerdo e com o diagnóstico de enfermagem Risco de ressecamento ocular.

Conclusão

A hiperemia, secreção mucosa, edema palpebral e lagoftalmia são fatores clínicos preditores do diagnóstico de enfermagem de risco e também do ressecamento ocular no ambiente da unidade de terapia intensiva que merecem especial destaque na avaliação preventiva.

Diagnóstico de Enfermagem; Síndromes do Olho Seco; Saúde Ocular; Unidades de Terapia Intensiva

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br