Acessibilidade / Reportar erro

Práticas emancipatórias na área de drogas: construção de projetos com trabalhadores da Atenção Primária à Saúde* * Extraído da dissertação: “Práticas emancipatórias na área de drogas: construção coletiva com trabalhadores da atenção primária em saúde”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2018.

Prácticas emancipadoras en el área de las drogas: construcción de proyectos con trabajadores de la Atención Primaria de Salud

RESUMO

Objetivo:

Construir projetos para a implementação de práticas emancipatórias na área de drogas com trabalhadores da Atenção Primária à Saúde.

Método:

Pesquisa-ação emancipatória, fundamentada no materialismo histórico-dialético, desenvolvida na Supervisão Técnica de Saúde Vila Prudente/Sapopemba da cidade de São Paulo, que contou com a participação de trabalhadores da Atenção Primária à Saúde (assistência e gerência).

Resultados:

Participaram 17 trabalhadores, os quais partilharam 13 oficinas. As oficinas discutiram os seguintes temas: necessidades em saúde dos moradores dos territórios de atuação; dimensão social do consumo de droga; limitações e contradições das políticas e práticas da saúde pública na área de drogas; finalidade do trabalho na Atenção Primária à Saúde; e implementação de evidências na área de drogas. Com base em discussões crítico-políticas, foram desenhados quatro projetos intersetoriais de implementação.

Conclusão:

As oficinas emancipatórias possibilitaram aos trabalhadores se localizarem no processo de produção em saúde e se apropriarem das contradições desse processo, mostrando-se fortalecidos para o desenvolvimento e a implementação de ferramentas em resposta às necessidades em saúde, tomando por base os processos sociais que envolvem a produção, a circulação e o consumo de drogas.

DESCRITORES
Atenção Primária à Saúde; Enfermagem de Atenção Primária; Políticas Públicas de Saúde; Usuários de Drogas; Redução do Dano; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br