Acessibilidade / Reportar erro

Validação clínica do diagnóstico de enfermagem fadiga (00093) em mulheres no pós-parto hospitalar imediato

RESUMO

Objetivo:

Realizar a validação clínica do diagnóstico de enfermagem fadiga (00093) em mulheres no pós-parto hospitalar imediato.

Método:

Trata-se de estudo metodológico, do tipo validação clínica, de acurácia diagnóstica dos componentes do diagnóstico de enfermagem fadiga (00093) em mulheres no pós-parto hospitalar imediato. A coleta de dados foi realizada junto a mulheres no pós-parto imediato hospitalar. Foram investigadas as medidas de acurácias de sensibilidade e especificidade, valores preditivos positivos e negativos do referido diagnóstico de enfermagem.

Resultados:

A amostra foi composta por 153 mulheres no pós-parto imediato internadas na enfermaria de alojamento conjunto, com idade média de 27 anos, cuja característica definidora com significância estatística foi cansaço.

Conclusão:

As características definidoras cansaço e dor e o fator relacionado privação de sono apresentaram alta prevalência e altos valores de medidas de acurácia para fadiga (00093), sendo validadas. Assim, acredita-se que este estudo contribuirá para os enfermeiros da prática clínica na identificação correta da fadiga pós-parto hospitalar, um fenômeno frequente nesta população que causa muitos prejuízos em todo período do puerpério. Além disso, corroborará na condução imediata visando bom desfecho.

DESCRITORES
Fadiga; Diagnóstico de Enfermagem; Processo de Enfermagem; Período Pós-Parto; Estudo de Validação

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br