Resumos
O estudo objetivou caracterizar alguns aspectos sócio-econômicos da população ingressante na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e verificar quais as opções destes alunos nas diversas vezes em que fizeram exame vestibular. A população estudada foi de 51 alunos que cursavam a disciplina Introdução à Enfermagem. O instrumento foi um questionário, onde foram abordados itens relacionados aos motivos que influenciaram a escolha da enfermagem como opção profissional. Concluiu-se que a maioria dos alunos é do sexo feminino, de 18 a 20 anos, procedente da Capital e Grande São Paulo, proveniente de famílias de variadas faixas econômicas da população; 47% dos alunos apontaram enfermagem como a profissão que gostariam de exercer, embora tivessem prestado vestibulares para outras carreiras, preferencialmente medicina. Mais de 60% dos alunos pretendem realizar nova tentativa em exame vestibular. Os motivos mais citados que influenciaram a escolha profissional destes alunos foram: interesse pelas ciências biológicas, desejo de ajudar pessoas e preocupação com o nível de saúde da população.
The main objective of this study was to find out a some characteristics of the freshman of the Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, in 1981, and verify which were the reasons that influenced their choice of nursing as a profession. Out of the 80 entering students, 51 answered the questionnaire; 47.0% indicated nursing as their first options; 60.8% of them had, in previous years, tried other schools. The answers more often given by these students for their choice of nursing as profession were related ta: interest in biological science, willing to help people and worry with level of well-being of the population.
Texto disponível apenas em PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-
1ARCURI, E. A. M. Conheça um pouco de sua opção: enfermagem. Rev. Esc. Enf. USP, São Paulo, 16(2):127-36, ago. 1982.
-
2BARBOSA, E. C. Currículo centrado no aluno, uma abordagem desenvolvimentista. Ed. Bras., Brasília, 2(4):129-51, 1980.
-
3LOBO, L. C. G. O uso de nova tecnologia educacional na formação de recursos humanos. In: SEMINÁRIO DE DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR, Rio de Janeiro, 17-21, fev. 1975.
-
4MANZOLLI, M. C. & MONJELEONE, Z. Caracterização do estudante de enfermagem. Enf. Novas Dimens., São Paulo, 3(4):206-14, jul./ago., 1977.
-
5MORRIS, P. B. & RUSSO N. B. Motives of beginning students for choosing nursing school. J. Nurs. Ed., Thorofare, 18(5):34-40, May, 1979.
-
6NAKAMAE, D. D. Perfil do estudante de enfermagem. São Paulo, 1976. 68 p. (Dissertação de Mestrado — Escola de Enfermagem USP).
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
Abr 1983