Acessibilidade / Reportar erro

Desenvolvimento de crianças nascidas prematuras: a compreensão dos cuidadores à luz da Teoria Bioecológica

Resumo

OBJETIVO

Compreender as concepções de cuidadores de nascidos prematuros sobre o desenvolvimento infantil e fatores associados.

MÉTODO

Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, com 12 famílias de menores de três anos de idade. Entrevistas submetidas à análise temática de conteúdo, sistematizados nas categorias da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano: Processo, Pessoa, Contexto e Tempo, e na categoria Desenvolvimento Funcional.

RESULTADOS

Há preocupação de prejuízo no desenvolvimento atual e futuro da Pessoa/criança, definida como frágil em razão do nascimento prematuro (dimensão Tempo), minimizada pelo alcance de competências observáveis, como habilidades motoras. O Contexto, especialmente família e serviços de saúde, e os Processos proximais, descritos por interações unidirecionais dos cuidadores, são considerados determinantes do desenvolvimento. O desenvolvimento funcional é considerado consequência natural e resultado do ensino. A rede de suporte é crucial, apoiando ou limitando o cuidado. CONCLUSÃOPreocupações com o desenvolvimento mobilizam os cuidadores a estimular a Pessoa/criança prematura e demandar suporte familiar e assistencial.

Descritores
Desenvolvimento Infantil; Prematuro; Cuidadores; Família; Enfermagem Pediátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br