Resumo
OBJETIVO Comparar os escores de Qualidade de Vida Relacionada à Saúde (QVRS) em pacientes com hepatite crônica C submetidos à terapia antiviral dupla e tripla e analisar os possíveis fatores relacionados à QVRS.
MÉTODO A QVRS foi avaliada utilizando o Short Form 36 e oChronic Liver Disease Questionnaire , que foram aplicados antes e nas semanas 4, 12 e 16 de tratamento, em 32 pacientes divididos em 2 grupos: terapia dupla com interferon peguilado (IFN-PEG) e ribavirina e tripla com IFN-PEG, ribavirina e telaprevir.
RESULTADOS A redução da QVRS foi maior em pacientes em terapia tripla quando comparados àqueles tratados com duas drogas, sendo o momento mais crítico a 12ª semana em ambos os grupos. Após a retirada do telaprevir, o grupo terapia tripla melhorou de modo significativo os escores de QVRS. Ansiedade e depressão no pré-tratamento, status empregatício e raça se mostraram relacionados à redução da QVRS.
CONCLUSÃO Pacientes submetidos à terapia dupla e tripla apresentam redução dos índices de QVRS, mas a adição do telaprevir confere uma queda mais expressiva.
Descritores
Hepatite C; Qualidade de Vida; Terapia Combinada; Ribavirina; Interferons; Inibidores de Proteases