A atuação da enfermeira: uma contribuição para a prevenção do câncer Ginecológico(1313. Tavares CMA. A atuação da enfermeira: uma contribuição para a prevenção do câncer ginecológico [tese doutorado]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2006.). |
Determinar os limites e as possibilidades do trabalho da enfermeira no desenvolvimento de ações de promoção à saúde e de prevenção do câncer ginecológico. |
Qualitativa, com técnicas de grupo focal e entrevista. |
Friedrich Engels e Karl Marx (Materialismo Histórico e Dialético) |
(Re)construção de ações de educação em saúde a partir de círculos de cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE(1414. Monteiro EMLM. (Re)construção de ações de educação em saúde a partir de círculos de cultura: experiência participativa com enfermeiras do PSF do Recife/PE [tese doutorado]. Fortaleza (CE): Universidade Federal do Ceará; 2007.). |
Aplicar o Círculo de Cultura com enfermeiras que atuam em PSF. |
Pesquisa-ação, com técnica do Círculo de Cultura. |
Paulo Freire |
Gerontotecnologias para o ensino educativo direcionadas ao idoso: cuidado de enfermagem complexo(1515. Hammerschmidt KSA. Gerontotecnologias para o ensino educativo direcionadas ao idoso: cuidado de enfermagem complexo [tese doutorado]. Rio Grande (RS): Universidade Federal do Rio Grande; 2011.). |
Coconstruir com os docentes do curso de enfermagem a potencialização do cuidado ao idoso com doença crônica. |
Pesquisa-interação, com a técnica espiral da ação. |
Edgar Morin (Epistemologia da Complexidade) |
Estratégia coletiva de enfermeiras para reimplantação do processo de enfermagem: uma pesquisa convergente assistencial(1616. Ferreira IP. Estratégia coletiva de enfermeiras para reimplantação do Processo de Enfermagem: uma pesquisa convergente-assistencial [tese doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2011.). |
Elaborar estratégias coletivas com enfermeiras de uma clínica para a operacionalização da reimplantação do processo de enfermagem. |
Pesquisa Convergente Assistencial, com Grupo de Convergência, Grupo de Convivência e entrevista aberta. |
Afaf Meleis (Enfermagem Obstétrica) e Wanda Horta (Processo de Enfermagem) |
Modelo orgânico de avaliação participativa: construção e aplicação na estratégia saúde da família(1717. Souza MLB. Modelo orgânico de avaliação participativa: construção e aplicação na estratégia saúde da família [tese doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2011.). |
Promover a ação-reflexão-ação das equipes de saúde da família e usuários quanto à avaliação como base orgânica do processo decisório. |
Pesquisa-ação, com a realização de reuniões, seminários e oficinas. |
Edgar Morin (Epistemologia da Complexidade) |
Pesquisa-ação com graduandos do curso de enfermagem na identificação de estresse, cansaço e desconforto físico à promoção de saúde física e mental no cotidiano acadêmico(1818. Mulato SC. Pesquisa-ação com graduandos do curso de bacharelado e licenciatura em enfermagem na identificação de estresse, cansaço e desconforto físico à promoção de saúde física e mental no cotidiano acadêmico [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2011.). |
Identificar e problematizar as necessidades dos alunos em relação ao estresse, cansaço e desconforto físico, enfrentados no cotidiano acadêmico. |
Pesquisa-ação, com as técnicas de observação participante, questionário e oficinas de relaxamento. |
Paulo Freire |
Educação em saúde na enfermagem: da palestra ao encontro dialógico(1919. Souza DF. Estratégias de educação em saúde em enfermagem: aprendendo para ensinar [tese doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2011.). |
Desenvolver com enfermeiras das equipes de Saúde da Família, estratégias de educação em saúde com base na realidade-ação vivenciada no Distrito Dagua. |
Pesquisa-ação, com a técnica de encontros dialógicos. |
Paulo Freire e Jean Piaget (Teoria da Aprendizagem) |
Contexto e processo de desenvolvimento das comissões permanentes de integração ensino-serviço: perspectiva dos sujeitos sociais pautada na concepção dialógica de Freire(2020. Ferraz F. Contexto e processo de desenvolvimento das comissões permanentes de integração ensino-serviço: perspectiva dos sujeitos sociais pautada na concepção dialógica de Freire [tese doutorado]. Florianópolis (SC): Universidade Federal de Santa Catarina; 2011.). |
Analisar como se efetiva a estratégia de desenvolvimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, na perspectiva dos sujeitos sociais envolvidos. |
Pesquisa-participante, com as técnicas de observação participante e Círculos de Cultura. |
Paulo Freire |
O cotidiano da produção de cuidados em saúde mental e a produção de prazer: uma cartografia(2121. Martines WRV. O cotidiano da produção de cuidados em saúde mental e a produção de prazer: uma cartografia [tese doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2012.). |
Cartografar os territórios da produção de prazer no cotidiano da produção de cuidados em saúde mental, relacionados aos trabalhadores da equipe. |
Qualitativa, orientada pelo método da cartografia, com realização de grupos de discussão com os profissionais. |
Michel Maffesoli (pósmodernidade), Gilles Deleuze e Félix Guattari (Cartografia) e diversos autores do campo psicossocial |
Os sentidos do envelhecer na preparação de cuidadores formais de idosos: uma estratégia de promoção de saúde(2222. Paulin GST. Os sentidos do envelhecer na preparação de cuidadores formais de idosos: uma estratégia de promoção de saúde [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2011.). |
Identificar e analisar os sentidos do envelhecer, as fontes de apoio ao idoso e o processo de gestão do autocuidado segundo o olhar dos cuidadores formais. |
Qualitativa, com técnicas de grupo focal e entrevista semiestruturada. |
Paul Baltes (Promoção da Saúde no envelhecimento) |
Mulheres com 50 anos ou mais e a epidemia de AIDS: proposta de jogo educativo para a estratégia saúde da família(2323. Rodrigues DAL. Mulheres com 50 anos ou mais e a epidemia de AIDS: proposta de jogo educativo para a estratégia saúde da família [tese doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2011.). |
Propor uma ação educativa voltada à promoção de saúde sobre HIV/AIDS para mulheres com idade igual ou superior a 50 anos, atendidas pela Estratégia de Saúde da Família. |
Pesquisa-intervenção; Método do Discurso do Sujeito Coletivo. |
Albert Bandura (Teoria Social Cognitiva) e José Ayres (Promoção da Saúde) |
Educação para a saúde e a atividade física na promoção da qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV/AIDS(2424. Paes Neto PP. Educação para a saúde e a atividade física na promoção da qualidade de vida de pessoas que vivem com HIV/AIDS [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2011.). |
Pesquisar pessoas que vivem com HIV/AIDS, que sofrem os efeitos colaterais do uso da HAART e que buscam o sentido da vida. |
Pesquisa-ação, com as técnicas de questionário e sessões de treinamento resistido de um projeto socioeducativo educativo terapêutico. |
Paulo Freire |
Avaliação de um curso de graduação em enfermagem por egressos, empregadores e docentes(2525. Meira MDD. Avaliação de um curso de graduação em enfermagem por egressos, empregadores e docentes [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2012.). |
Subsidiar a avaliação e as transformações do currículo do curso de graduação em enfermagem de uma Instituição confessional. |
Pesquisa-ação, com técnicas de grupo focal e entrevista semiestruturada. |
Avaliação Formativa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior |
Saúde do adolescente: ação educativa mediada pelo modelo de atividades de vida(2626. Beserra EP. Saúde do adolescente: ação educativa mediada pelo modelo de atividades de vida [tese doutorado]. Fortaleza (CE): Universidade Federal do Ceará; 2012.). |
Aplicar uma estratégia educativa grupal baseada no Modelo de Atividades de Vida para promoção da saúde do adolescente. |
Pesquisa-ação, com técnicas de observação participante, entrevista e atividade grupal educativa. |
Roper, Logan e Tierney (Modelo de Atividade de Vida) |
A práxis do enfermeiro no planejamento e avaliação das ações na saúde escolar(2727. Rasche AS. A práxis do enfermeiro no planejamento e avaliação das ações na saúde escolar [tese doutorado]. Rio de Janeiro (RJ): Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2012.). |
Discutir os elementos que constituem a base para estruturação de um projeto de saúde escolar com a participação do enfermeiro. |
Pesquisa-ação, com a realização de reuniões, questionários e entrevista. |
Jürgen Habermas (Teoria da Ação Comunicativa) |
Significado da sexualidade e assuntos correlatos no contexto escolar por professores do ensino fundamental na educação sexual: experiência de uma pesquisa-ação(2828. Jaques AS. Significado da sexualidade e assuntos correlatos no contexto escolar por professores do ensino fundamental na educação sexual: experiência de uma pesquisa-ação [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2012.). |
Identificar o significado da sexualidade junto a professores do ensino fundamental de uma escola pública do estado do Paraná. |
Pesquisa-ação, com técnicas de observação participante e entrevista. |
Paulo Freire |
Sexualidade e imagem corporal de mulheres com câncer de mama(2929. Santos DB. Sexualidade e imagem corporal de mulheres com câncer de mama [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2012.). |
Compreender as repercussões do processo diagnóstico e de tratamento, na sexualidade e na imagem corporal, da mulher com câncer de mama. |
Qualitativa, com técnica de grupo focal e atividade grupal temática. |
John Gagnon (Teoria dos Scripts Sexuais) |
Coordenação de unidade da atenção básica no SUS: trabalho, interação e conflitos(3030. Carvalho BG. Coordenação de unidade da atenção básica no SUS: trabalho, interação e conflitos [tese doutorado]. São Paulo (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem; 2012.). |
Compreender os conflitos que ocorrem entre trabalhadores e coordenadores de uma unidade básica de saúde e suas relações com os processos de reconhecimento mútuo e desrespeito. |
Estudo de caso, com uso de grupos focais. |
Jürgen Habermas (Teoria da Ação Comunicativa) e Axel Honneth (Teoria do Reconhecimento) |
A prática de saúde bucal em uma equipe de saúde da família(3131. Silveira F. A prática de saúde bucal em uma equipe de saúde da família [tese doutorado]. Ribeirão Preto (SP): Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; 2012.). |
Investigar as possibilidades e os limites para a construção de práticas de Saúde Bucal na produção de cuidado à Saúde por uma ESF. |
Pesquisa-intervenção, com método da cartografia. |
Gilles Deleuze e Félix Guattari (Cartografia) e Baremblitt (Movimento Institucionalista) |