Acessibilidade / Reportar erro

Segurança do paciente: compreendendo o erro humano na assistência de enfermagem em terapia intensiva* * Extraído da tese: “Segurança do paciente no cotidiano da assistência de enfermagem em terapia intensiva: compreendendo o erro humano”, Programa de Pós-Graduação e Pesquisa, Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

RESUMO

Objetivo:

Analisar as falhas ativas e as condições latentes relacionadas aos erros na assistência de enfermagem em terapia intensiva e discutir as medidas reativas e proativas referidas pela equipe de enfermagem.

Método:

Estudo qualitativo, descritivo, exploratório. realizado no Centro de Terapia Intensiva de um hospital geral. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação participante e submetidos à análise lexical pelo software ALCESTE® e à análise etnográfica.

Resultados:

Participaram 36 componentes da equipe de enfermagem. O corpus analisado originou três classes lexicais: O erro na assistência de enfermagem em terapia intensiva; Falhas ativas e condições latentes relacionadas ao erro da equipe de enfermagem na terapia intensiva; Medidas reativas e proativas adotadas pela equipe de enfermagem frente ao erro na terapia intensiva.

Conclusão:

As medidas reativas e proativas influenciaram a cultura de segurança, em especial, o reconhecimento do erro pelos profissionais, contribuindo para a sua prevenção e uma assistência segura e de qualidade.

DESCRITORES:
Segurança do Paciente; Erros Médicos; Enfermagem de Cuidados Críticos; Unidades de Terapia Intensiva; Cuidados de Enfermagem

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br