Acessibilidade / Reportar erro

Caracterização da formação didático-pedagógica em programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em enfermagem* * Extraído de dissertação: “Formação didático-pedagógica nos currículos de programas de pós-graduação em enfermagem”, Universidade Federal de Santa Catarina, 2015.

RESUMO

Objetivo:

Caracterizar a formação didático-pedagógica ofertada em programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Enfermagem.

Método:

Pesquisa descritiva, documental, realizada a partir dos dados de 30 programas de pós-graduação que ofertam curso de mestrado acadêmico e doutorado. Foram coletados os projetos de curso e planos de ensino das disciplinas relacionadas à formação didático-pedagógica, acessados via Plataforma Sucupira ou site institucional. A análise das variáveis ocorreu por estatística descritiva, por meio de cálculos de frequência relativa e absoluta.

Resultados:

Quanto às linhas de pesquisa dos programas, evidenciou-se que 17,4% (n=20) tinham relação com a formação didático-pedagógica, já no que tange às áreas de concentração, 9,4% (n=3) foram as que contemplaram esse enfoque, e em relação às disciplinas didático-pedagógicas obrigatórias, observou-se que se expressam de maneira distinta nos currículos dos mestrados e doutorados, visto que parcela dos mestrados (56,6 %, n=17) e dos doutorados (76,6%, n=23) não tem essa exigência.

Conclusão:

Sugere-se a proposição de diretrizes brasileiras que impulsionem a formação didático-pedagógica do docente universitário.

DESCRITORES:
Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Educação em Enfermagem; Educação Superior; Docentes

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br