A dinâmica familiar diante da doença de Alzheimer em um de seus membros * * Extraído do relatório submetido ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) " A dinâmica familiar frente à doença de Alzheimer em um de seus membros", Universidade Federal de São Paulo, 2014.

Barbara Alana Vizzachi Celina Daspett Maria Goreti da Silva Cruz Ana Lúcia de Moraes Horta Sobre os autores

Resumo

OBJETIVO

Compreender a dinâmica familiar quando há um membro com Alzheimer em domicílio.

MÉTODO

Estudo com abordagem qualitativa, Método Criativo-Sensível (MCS), do qual participaram duas famílias que possuíam em domicílio um membro com Alzheimer.

RESULTADOS

Tiveram origem três categorias: Repercussões da doença de Alzheimer e a dinâmica familiar; Processo de desenvolvimento da doença de Alzheimer e Estratégias de enfrentamento diante da doença.

CONCLUSÃO

Foi possível conhecer as manifestações e repercussões da doença de Alzheimer na família, como ajuda mútua, mobilização de recursos para ativar as lembranças do passado, espiritualidade e fé. Houve também entendimento da estrutura da dinâmica familiar.

Descritores
Doença de Alzheimer; Demência; Família; Enfermagem Familiar; Enfermagem Geriátrica

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br