Acessibilidade / Reportar erro

Prática pedagógica reflexiva de licenciados de enfermagem: o portfólio como instrumento* * Extraído da dissertação “Prática pedagógica reflexiva de licenciandos de Enfermagem: o portfólio como instrumento”, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2013."

Objetivo

Analisar as narrativas relacionadas à prática pedagógica vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado relatadas nos portfólios de licenciandos de Enfermagem, quanto aos níveis de reflexão.

Método

Trata-se de um estudo documental exploratório-descritivo que analisou duas das atividades propostas para a elaboração do portfólio.

Resultados

Mostraram que dos 28 portfólios analisados, todos apresentaram os três níveis de reflexão (técnico, crítico e metacrítico).

Conclusão

Os estudantes tiveram oportunidade de vivenciar a prática pedagógica e apresentaram reflexões em nível metacrítico, refletindo sobre seu desempenho, sobre a construção da sua identidade docente e sobre a importância de refletir sobre a prática, com o objetivo de transformá-la e transformar-se a si mesmo.

Educação em enfermagem
; Bacharelado em enfermagem
; Estágios; Aprendizagem; Narração


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br