Acessibilidade / Reportar erro

Identidade do cuidado em Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil para usuários de álcool e drogas* * Artigo derivado de Dissertação de mestrado intitulada “Os processos de trabalho na construção do cuidado: casos emblemáticos atendidos em Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Drogas da Infância e Adolescência (CAPS ADi)” apresentada na Faculdade de Saúde Pública da USP, no ano de 2013 e financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ.

Objetivo

Relacionar o território da identidade com a produção de cuidado no interior de um CAPS voltado para crianças e adolescentes com uso abusivo de drogas e a sua identidade institucional.

Método

Utilizou-se o “método do caso traçador” em quatro planos de investigação: grupos focais e caracterização dos profissionais, observação do cotidiano e entrevista com dois usuários de casos emblemáticos do serviço.

Resultados

O território de identidade da instituição, do qual se opera a produção de cuidado, é atravessado pela dificuldade de lidar com a complexidade trazida pelos usuários e pela atuação do CAPS em rede. O trabalho é permeado também por diferentes concepções sobre cuidado e tímida problematização destas questões nos espaços coletivos do serviço.

Conclusão

A discussão nos grupos focais e outros dispositivos podem ser potentes recursos para ressignificar o sentido do cuidado e da identidade do serviço no coletivo.

Identidade; Administração dos Cuidados ao Paciente; Serviços de Saúde Mental


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br