Acessibilidade / Reportar erro

Experiência da família de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico diante da hospitalização

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a experiência da família de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico diante da hospitalização em uma unidade de internação psiquiátrica de um hospital geral universitário.

Método:

Estudo qualitativo fenomenológico-social, coleta de dados realizada nos meses de fevereiro a março de 2022 por meio de entrevistas abertas, analisadas sob referencial de Alfred Schutz com construção de categorias de significado.

Resultados:

Com base na análise de oito entrevistas, foi possível compreender mudanças no modo de vida das famílias, impactos na sua rotina, trabalho e relações sociais. Suas expectativas versaram sobre a recuperação da saúde mental e autonomia.

Conclusão:

Este estudo permitiu conhecer a experiência das famílias diante da hospitalização de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico e compreender as necessidades de seus membros. Destaca-se a necessidade da implementação de espaços de cuidados que incorporem a relação entre a equipe multiprofissional e a família.

DESCRITORES
Família; Criança; Adolescente; Transtornos Mentais; Empatia

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br