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Mapeamento da inserção de políticas afirmativas em cursos de pós-graduação em enfermagem

RESUMO

Objetivo:

Mapear a inclusão de políticas afirmativas nos cursos de pós-graduação em Enfermagem no Brasil.

Método:

Trata-se de um estudo descritivo e de base documental, realizado com informações coletadas na Plataforma Sucupira, via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior que é vinculada ao Ministério da Educação. Após a coleta de dados, feita entre outubro de 2021 e março de 2022, deu-se a leitura integral de cada edital para a extração dos seguintes elementos: nome do programa; código do programa; nome da Instituição de Ensino Superior; sigla; Unidade Federativa; quantitativos de vagas para cursos de mestrado.

Resultados:

Identificou-se 79 instituições do país, com amostra final de 67 programas avaliados, os quais foram classificadas em nove tipos a partir do uso dos princípios das políticas afirmativas em mestrados acadêmicos e profissionais.

Conclusão:

Os cursos de pós-graduação em Enfermagem apresentam desequilíbrio quanto à implementação de políticas afirmativas em suas ofertas de vagas regulares, bem como nas questões de equidade no acesso regional e de diversidade nos grupos sociais contemplados.

DESCRITORES
Política Pública; Vulnerabilidade Social; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem; Ensino; Inclusão social

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