Resumo
Objetivo:
O principal objetivo foi a avaliação por pares da eficácia de uma intervenção educacional em saúde, também buscando a caracterização de comportamentos violentos vivenciados por adolescentes nas relações íntimas.
Método:
Um estudo quase-experimental pré e pós teste foi realizado com uma mostra não probabilística de 197 adolescentes de ambos os gêneros sem grupo controle. A intervenção realizada consistiu de uma sessão de teatro-fórum entre pares sobre violência íntima nos relacionamentos amorosos entre adolescentes.
Resultados:
Os meninos relataram ser tanto vítimas quanto perpetradores dos comportamentos violentos mais frequentemente do que as meninas. A amostra relatou mais comportamentos associados à vitimização do que perpetração. As meninas mostraram um nível mais alto de conhecimento sobre o assunto e esse conhecimento aumentou após a intervenção.
Conclusão:
A violência psicológica é altamente prevalente nos relacionamentos amorosos, particularmente nos casos de vitimização. Parece essencial compreender as percepções dos adolescentes sobre o que é um comportamento violento e agir nesse sentido. Este estudo confirmou a eficácia da educação em saúde na aquisição de conhecimento sobre esse tópico.
Descritores:
Adolescente; Violência por Parceiro Íntimo; Comportamento do Adolescente; Educação em Saúde; Enfermagem em Saúde Pública