Acessibilidade / Reportar erro

Dificuldades das famílias no cuidado à criança e ao adolescente com transtorno mental: uma revisão integrativa* * Extraído da dissertação "O Cuidado das Famílias em um Centro de Atenção Psicossocial Infantil: ações de educação para a saúde na visão dos familiares", Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2013. 1ª Mostra de Trabalhos do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade de São Paulo, 2013

Objetivo

Identificar as dificuldades das famílias de crianças ou adolescentes com transtornos mentais.

Método

Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados da Literatura Latino-Americana do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e no Index Medicus Eletrônico da National Library of Medicine (MEDLINE) indexadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando a combinação dos descritores e operadores booleanos transtornos mentais and criança or adolescente and cuidadores and/not pessoal de saúde, em dezembro de 2013.

Resultados

Foram identificados 557 estudos, dos quais 15 foram selecionados para este estudo. Os achados evidenciaram dificuldades relacionadas ao cuidado ou convívio com crianças ou adolescentes com transtorno mental.

Conclusão

Foram evidenciadas dificuldades relacionadas às práticas cotidianas e aos sentimentos manifestos durante o convívio e o cuidado de crianças ou adolescentes com transtornos mentais.


Criança; Adolescente; Transtornos mentais; Família; Serviços de Saúde Mental; Revisão


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br