Acessibilidade / Reportar erro

A perspectiva de gênero nas opiniões e discursos das mulheres sobre o cuidado

RESUMO

Objetivo:

Explorar o significado que as mulheres cuidadoras dão às suas práticas de cuidado e analisar a relação dessas práticas com as trajetórias de trabalho.

Método:

Estudo qualitativo, com desenho fenomenológico de desígnio, realizado em Sevilha, Espanha com cuidadoras familiares. A estratégia de obtenção de dados foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados com a metodologia de análise de conteúdo, por meio do software Atlas-ti GmbH, versão 5.0®. As categorias definidas são: história de cuidados e história laboral e o significado do cuidado em suas vidas.

Resultados:

Participaram do estudo 20 cuidadoras. As mulheres cuidadoras narram algumas histórias de cuidados extensas e cuidam de diferentes pessoas da unidade familiar em diferentes momentos temporais. Os cuidados que desempenham são muito diversos, contemplando a dimensão física e social. Observa-se uma contradição entre o trabalho de cuidado e a incorporação e/ou manutenção no mercado de trabalho.

Conclusão:

As mulheres expressam um conceito integrante de cuidados que abarca a responsabilidade, a disponibilidade, o acompanhamento, como também estados afetivos que geram um grande impacto em sua saúde. As mulheres entrevistadas ajustam a participação no mercado de trabalho com as necessidades de cuidados da família. Deste modo, a perspectiva de gênero deve ser incorporada pelos profissionais da saúde que atendem aos problemas de saúde das cuidadoras.

DESCRITORES:
Cuidadores; Mulheres; Identidade de Gênero; Mulheres Trabalhadoras; Enfermagem Familiar

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br