Acessibilidade / Reportar erro

Atenção à saúde de mulheres em situação de violência: desarticulação dos profissionais em rede* * Extraído da dissertação “Concepções e ações de profissionais da saúde para atenção em rede às mulheres em situação de violência”, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

Resumo

OBJETIVO

Conhecer as concepções e ações de profissionais de saúde sobre a rede de atenção às mulheres em situação de violência.

MÉTODO

Estudo qualitativo, descritivo e exploratório, realizado no período de abril a julho de 2015. Participaram 21 profissionais de saúde de quatro equipes da Atenção Primária à Saúde em um município da região central do estado do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu mediante entrevistas semiestruturadas e individuais. Para sistematização dos dados, empregou-se a análise de conteúdo.

RESULTADOS

Os profissionais de saúde reconheciam a importância da rede de atenção à saúde no enfrentamento da problemática da violência contra as mulheres. Contudo, suas concepções e ações eram limitadas pela desarticulação ou ausência de integração entre os profissionais e serviços da rede de atenção.

CONCLUSÃO

As concepções e ações dos profissionais de saúde contribuem para a desarticulação entre os serviços. Faz-se necessário refletir acerca das práticas cotidianas de cuidados direcionados às mulheres em situação de violência.

Descritores
contra a Mulher; Pessoal de Saúde; Saúde da Mulher; Assistência à Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br