Accessibility / Report Error

INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL: ABORDAGEM CONCEITUAL* * Parte da Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Saúde Pública da USP, 1986.

Teaching-caring: fundamental concepts

Resumos

Descreve-se a origem da medicina comunitária, a sua difusão e o surgimento de Programa de Integração Docente-Assistenciais - PIDA. Procura-se reconhecer os conceitos fundamentais que identificam a IDA como uma proposta de integração e serviço.

Integração docente-assistencial e Medicina Comunitária


The author describes the origin of community medicine, its difusion and the source of Teaching-Caring Integration Programs. Besides this, she points out the fundamental concepts that identify the Teaching-Caring Integration as an of teaching - service integration.

Teaching care integration; Community medicine


Texto disponível apenas em PDF

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • 1
    ABATH, G.M. Medicina geral comunitária no Brasil. Rev.Bras.Educ.Méd. v.8, n.3, p. 166-76, 1984.
  • 2
    ALMEIDA, M J. de Organização de serviços de saúde a nível local: registro de uma experiência em processo. Rio de Janeiro, 1979. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Medicina Social do Gentro Brasileiro da UERJ.
  • 3
    ALMEIDA FILHO, N. de O que é razão na racionalidade do planejamento de saúde? Rev.Baiana Saúde Publ. v.8, n.3/4, p. 65-76,1981.
  • 4
    BARBOSA, F.S. Explicando integração docente-assistencial no contexto de mudanças da escola médica. Rev.Bras.Educ.Méd.. v.9, n.2,p. 105-11,1985.
  • 5
    BOHADANA, E. Experiências de participação popular nas ações de saúde. In: INSTITUTO BRASILEIRO DE ANÁLISES SOCIAIS E ECONÔMICAS. Saúde e trabalho no Brasil. Petrópolis, Vozes, 1982. p. 107-28.
  • 6
    BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Programa de integração docente-assistencial - IDA. Brasília. MEC/Secretaria de Ensino Superior, 1981. (Série Cadernos de Gências da Saúde, n° 03).
  • 7
    CHAVES, M.M. Regionalização docente-assistencial e níveis de assistência. /Apresentado no Seminário sobre Hospitais de Ensino, Rio de Janeiro, Programa Nacional de Treinamento de Executivos, 1975 - mimeografado/
  • 8
    CHAVES, M.M. Saúde: uma estratégia de mudança. Rio de Janeiro, Guanabara Dois, 1982.
  • 9
    COUTINHO, A. Integração docente-assistencial: uma experiência na Universidade Federal de Pernambuco. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA, 17°, Poços de Caldas, 1979. Anais. Rio de Janeiro, ABEn, 1981. p. 67-83.
  • 10
    DONNANGELO.M .C.F.; PEREIRA, L. Saúde e sociedade. 2.ed. São Paulo, Duas Cidades, 1979.
  • 11
    INTEGRAÇÃO docente-assistencial: notícias. Rev.Bras.Educ.Méd..v.6. n.3, p. 189-95, 1982.
  • 12
    INTEGRACION docente-assistencial em materia de salud; notícias. Educ.Méd.Salud. v.18, n.2, p. 214-6,1984.
  • 13
    MACEDO, CG. de et al. Uma experiência de formação de pessoal de saúde no Brasil. In: ORGANI7AÇÃO PANAMERICANA DE LA SALUD. Antologia de experiências em servicio y docencia en enfermería en América Latina. Washington, OPAS, 1980. p. 141-53. (Publ.cient. n.393).
  • 14
    MENDES, E. V. A evolução histórica da prática médica: suas implicações no ensino, na pesquisa e na tecnologia médica. Belo Horizonte, PUC-MG, 1984.
  • 15
    MENDES, E. V. As ações integradas de saúde em Minas Gerais. Belo Horizonte, Secretaria da Saúde, 1985/Mimeografado./
  • 16
    MINAS GERAIS (Estado). Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. Sistema integrado de prestação de serviços de saúde no norte de Minas: relatório da 1ª reunião do Sistema Integrado de Prestação de Serviços de Saúde do Norte de Minas, Belo Horizonte, 1976.
  • 17
    PAIM, J.S. Medicina comunitária: introdução a uma análise crítica. Saúde Deb., n.1, p. 9-12, 1976.
  • 18
    PAIM, J.S. Medicina preventiva e social no Brasil: modelos os, crises e perspectivas. Saúde Deb., n.11, p.56-9, 1981.
  • 19
    RODRIGUES NETO, E. Integração docente-assistencial em saúde. São Paulo, 1979. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Medicina, Universidade de São Paulo.
  • 20
    ROSAS, E.J. A extensão de cobertura dos serviços de saúde no Brasil: PIASS, análise de uma experiência. Brasília, 1981. Dissertação (Mestrado) - Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz.
  • 21
    SALGADO, J.A. A integração docente-assistencial tem de realizar o que prega: fazer antes e teorizar depois, é a experiência de Minas. Inf.PAPPS. v.3, n.1, p. 4-6, 1985.
  • 22
    STRALEN, C.J. van A capitalização do campo e as políticas de saúde: o caso do norte de Minas. Belo Horizonte, Fundação do Desenvolvimento da Pesquisa/Centro Regional de Saúde de Montes Claros, 1980.
  • * Parte da Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Saúde Pública da USP, 1986.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Abr 1993
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br