Acessibilidade / Reportar erro

Diagnósticos de enfermagem de vigilância, avaliação contínua e resultados em pacientes que sofreram uma parada cardiorrespiratória

RESUMO

Objetivo

Determinar a frequência de registro eletrônico de diagnósticos e intervenções de vigilância no plano de cuidados para pacientes que sofreram uma parada cardíaca durante a admissão e avaliar se existem diferenças com base no perfil do paciente, medidas de monitoramento e resultados.

Método

Estudo descritivo, observacional, retrospectivo, transversal, que incluiu dados dos registros eletrônicos de pacientes internados em uma das 107 unidades de oito hospitais de cuidados agudos. Para análise dos dados foram utilizados estatísticos descritivos. Os valores de p foram relatados em dois ramos.

Resultados

Foram obtidos dados de 492 documentos de enfermagem de pacientes que sofreram uma parada cardíaca. Quase 60% dos prontuários eletrônicos incluídos na análise continham um ou mais diagnósticos de vigilância. Diferenças significativas foram encontradas entre os pacientes com e sem registro desses diagnósticos, no que se refere à frequência das medições dos sinais vitais e aos resultados finais.

Conclusão

Os diagnósticos de vigilância podem desempenhar um papel importante na prevenção de deterioração aguda em pacientes adultos hospitalizados.

Diagnósticos de Enfermagem; Parada Cardíaca; Terminologia Padronizada em Enfermagem; Vigilância; Sinais Vitais

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br