Acessibilidade / Reportar erro

Correlação entre qualidade de vida e sobrecarga em cuidadores familiares de bebês com fissura labiopalatina* * Extraído do estudo de Pós-Doutorado: “Qualidade de vida e sobrecarga de cuidadores informais de bebês com fissura labiopalatina”, Programa de Pós-Doutorado, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2016.

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a correlação entre as medidas de qualidade de vida e sobrecarga em cuidadores familiares de bebês com fissura labiopalatina, e analisar possíveis relações entre a qualidade de vida e as variáveis sociodemográficas.

Método:

Estudo exploratório, transversal, realizado em um hospital de referência no tratamento de anomalias craniofaciais, com cuidadores que responderam aos seguintes instrumentos de coleta dos dados: formulário para caracterização sociodemográfica, questionário World Health Organization Quality of Life - Bref e escala Burden Interview. Para a análise estatística foram utilizados os testes de Correlação de Pearson, t de Student e Anova, com nível de significância de 0,05.

Resultados:

Participaram 77 cuidadores. Constatou-se correlação inversa entre as medidas de qualidade de vida e sobrecarga nos domínios Físico, Psicológico, Relações Sociais e Meio Ambiente. Entre qualidade de vida e renda familiar, verificou-se correlação positiva com o domínio Meio Ambiente.

Conclusão:

No grupo estudado, quanto maior era a sobrecarga da cuidadora, menor era a sua percepção da qualidade de vida. Cuidadores com maior renda familiar e maior escolaridade apresentaram melhor percepção da qualidade de vida referente ao domínio Meio Ambiente.

DESCRITORES:
Qualidade de Vida; Cuidadores; Fenda Labial; Fissura Palatina

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br