Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade de vídeo educativo no conhecimento e habilidade de surdos para ressuscitação cardiopulmonar: ensaio randomizado controlado* * Extraído da tese de doutorado “Efetividade de vídeo educativo no conhecimento e habilidade de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar: ensaio randomizado controlado”, Universidade Federal do Ceará, 2018.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a efetividade de vídeo educativo no conhecimento e habilidade de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar.

Método:

Ensaio randomizado, realizado em três escolas com 113 surdos (grupo controle = 57 e grupo intervenção = 56). Após o pré-teste, o grupo controle foi exposto à aula expositiva, enquanto o grupo intervenção foi exposto ao vídeo. O pós-teste ocorreu imediatamente depois da intervenção, e foi repetido após 15 dias. Foi utilizado instrumento validado, com 11 questões apresentadas em vídeo/libras (para viabilizar compreensão dos surdos) e de forma escrita/impressa (para registro das respostas).

Resultados:

Na análise do conhecimento, a mediana dos acertos do pré-teste foi semelhante entre os grupos (p = 0,635), enquanto houve maior acerto do grupo intervenção no pós-teste imediato (p = 0,035) e após 15 dias (p = 0,026). Na análise da habilidade, a mediana dos acertos do pré-teste foi maior no grupo controle (p = 0,031). Não houve diferença no pós-teste imediato (p = 0,770), e houve maior acerto do grupo intervenção no pós-teste após 15 dias (p = 0,014).

Conclusão:

O vídeo mostrou-se efetivo no aumento do conhecimento e habilidade de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-5npmgj.

DESCRITORES
Pessoas com Deficiência Auditiva; Língua de Sinais; Reanimação Cardiopulmonar; Conhecimento; Filmes e Vídeos Educativos; Educação em Saúde

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br