RESUMO
Objetivo:
Analisar a inserção na prática profissional reflexiva como estratégia para o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde na formação do enfermeiro.
Método:
Estudo de caso, de abordagem qualitativa, ancorado no referencial teórico-metodológico da dialética marxista. Os dados foram obtidos de documentos, entrevistas com egressos e grupos focais com docentes de uma instituição de ensino superior em Enfermagem, de Minas Gerais, Brasil, e submetidos à análise crítica de discurso.
Resultados:
Os contextos mais favoráveis à prática reflexiva no desenvolvimento das competências para a promoção da saúde são os que comportam a prática da integração ensino-serviço-comunidade, interação professor-estudante e trabalho em equipe. O discurso da inserção precoce encontra-se hegemonicamente construído como prática social do cenário do estudo.
Conclusão:
A proposta curricular do cenário do estudo tem características que favorecem o aprender a fazer mediado pela experiência e reflexividade, mobilizando o desenvolvimento de competências para a promoção da saúde. Para além da inserção, a imersão do estudante na realidade dos serviços gera experiências num processo reflexivo-crítico.
DESCRITORES:
Educação em Enfermagem; Promoção da Saúde; Educação Baseada em Competências; Currículo