RESUMO
Objetivo: Analisar as representações das enfermeiras, divulgada na imprensa escrita na Bahia, como estratégia de visibilidade para a sociedade baiana, no período de 1936 a 1956.
Método: Estudo histórico com abordagem serial, na dimensão da História Cultural e no domínio da história da enfermagem e das enfermeiras, que utilizou como fontes de dados as reportagens publicadas no Jornal baiano A TARDE, no período de 1936 a 1956, e discussões sobre temas de História da Enfermagem, no Rio de Janeiro e na Bahia, articuladas com a literatura de aderência.
Resultados: Foram identificadas 542 publicações com três representações da enfermeira na imprensa jornalística: enfermeira em saúde pública, enfermeira militar e enfermeira religiosa.
Conclusão: A representação construída e divulgada no jornal baiano foi historicamente utilizada para fins de interesses sociais, econômicos e políticos ao longo do tempo, por meio dos diversos setores interessados, e passou a compor uma identidade profissional, a qual, até os dias atuais, interfere no reconhecimento e visibilidade da profissão.
DESCRITORES
História da Enfermagem; Enfermagem; Meios de Comunicação de Massa; Identificação Social; Saúde Pública
Thumbnail
