Acessibilidade / Reportar erro

Da teoria à prática: a inclusão da família de crianças hospitalizadas nos procedimentos dolorosos

RESUMO

Objetivo:

Compreender as estratégias dos profissionais da equipe de enfermagem para a inclusão da família nos procedimentos dolorosos realizados em crianças hospitalizadas.

Método:

Estudo exploratório-descritivo, qualitativo, realizado com profissionais de enfermagem. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, guiadas por um roteiro de tópicos, transcritas e submetidas à análise temática de conteúdo, à luz do Interacionismo Simbólico, discutidas frente aos pressupostos da filosofia do Cuidado Centrado na Família.

Resultados:

Emergiram-se duas categorias centrais, “Perspectiva teórica: a família como agente de cuidado nos procedimentos dolorosos” e “Perspectiva prática: vivências, desafios e estratégias nos procedimentos dolorosos para inserção da família”, com suas respectivas subcategorias.

Conclusão:

Os profissionais de enfermagem possuem conhecimento teórico sobre a inclusão da família no procedimento doloroso com base nos pressupostos: Cuidado Centrado na Família: dignidade e respeito; compartilhamento de informações; participação conjunta; e colaboração da família. No entanto, os conhecimentos não são aplicados na prática clínica; consequência da interação entre as crenças e atitudes desfavoráveis à presença da família.

DESCRITORES
Dor; Família; Criança Hospitalizada; Manejo da Dor; Enfermagem; Pesquisa Qualitativa

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br