Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto* * Extraído da dissertação “Construção e validação de tecnologia educativa para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto”, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, 2011

Objetivo

Descrever o processo de construção e validação de um manual educativo para acompanhantes durante o trabalho de parto e parto.

Método

Pesquisa metodológica, realizada em 2011, seguindo as etapas: diagnóstico situacional; levantamento do conteúdo; seleção e fichamento do conteúdo; elaboração textual; criação das ilustrações; diagramação do manual; consulta a especialistas; consulta ao público-alvo; adequação do manual; revisão de português e avaliação do Índice de Legibilidade de Flesch (ILF). Foram elaborados tópicos que retrataram o suporte do período gestacional ao pós-parto.

Resultados

Entre os acompanhantes, houve concordância mínima de 81,8% nos tópicos organização, escrita, aparência e motivação. O Índice de Validade de Conteúdo (IVC) Global do manual educativo foi de 0,94. A partir do ILF, os tópicos do manual corresponderam à leitura Muito Fácil ou Fácil.

Conclusão

Considera-se o manual validado por especialistas e representantes do público-alvo quanto à sua aparência e conteúdo.




Parto humanizado
; Apoio social; Tecnologia; Enfermagem obstétrica; Estudos de validação


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br