RESUMO
Objetivo:
Mapear intervenções educativas domiciliares para cuidadores familiares de idosos pós-AVC.
Método:
Revisão de escopo baseada na metodologia JBI, realizada em 23 de maio de 2023. Foram utilizados o aplicativo Rayyan e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews.
Resultados:
Dos 1.705 estudos, foram incluídos nove publicados de 2006 a 2020: 44% das intervenções foram educativas teórico-práticas; 77,7% eram ensaios clínicos randomizados; e a intervenção “presencial” (56%) foi a mais comum, realizada por enfermeiros em 88,9% dos casos. Foram realizadas de três a 15 sessões de 42 minutos. Os conteúdos educativos foram organizados em dez categorias, divididas em educação voltada ao cuidado do idoso e autocuidado ao cuidador.
Conclusão:
As intervenções educativas identificadas fortalecem os conhecimentos e habilidades dos participantes em áreas como educação, cuidado, comunicação, autogestão, reabilitação e nutrição, bem como autocuidado para auxiliar com segurança os idosos em suas atividades diárias.
DESCRITORES
Acidente Vascular Cerebral; Cuidadores; Idoso; Educação não Profissionalizante; Revisão