Acessibilidade / Reportar erro

Folhetos educativos em saúde: estudo de recepção

OBJETIVOS

Identificar o perfil socioeconômico e cultural de usuários de folhetos educativos, caracterizar o contexto de leitura do material e das pessoas envolvidas, descrever a avaliação dos usuários em relação ao estilo de linguagem empregada e a abrangência ou limitação dos conteúdos, caracterizar como o material educativo pôde auxiliar o usuário em relação ao atendimento das demandas de cuidados em domicílio.

MÉTODO

Estudo de recepção, transversal, qualitativo. Foram entrevistados 27 respondentes que receberam cinco folhetos educativos sobre sinais e sintomas em Oncologia, durante o atendimento ambulatorial.

RESULTADOS

Os integrantes do estudo eram adultos, com escolaridade média acima de 10 anos e baixo poder aquisitivo. Os folhetos foram avaliados como adequados quanto à clareza de linguagem, quantidade e qualidade dos conteúdos e, principalmente, em relação à capacidade de auxiliar nas decisões tomadas em domicílio. Verificou-se a importância de seu recebimento na fase inicial da doença.

CONCLUSÃO

A recepção dos usuários foi positiva e o estudo evidenciou aspectos que devem ser potencializados na elaboração dos folhetos educativos.

Educação em Saúde; Enfermagem Oncológica; Estudos de Avaliação


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br