Acessibilidade / Reportar erro

ESTUDO DO VALOR PROTÉICO DE MISTURAS DE FEIJÃO COM FARINHA DE MANDIOCA 2. VALOR BIOLÓGICO E DIGESTÍBILIDADE

Nutritive value of mixtures of bean flour and cassava meal. Biological value and digestibility

Através da elaboração de balanço nitrogenado, o autor determinou o valor biológico da farinha de feijão pura e de duas combinações diferentes desta com a farinha de mandioca, comparando-as com a caseína. O estudo foi realizado considerando-se dois períodos diferentes de adaptação.

— se aceitarmos um período de adaptação de urna semana como válida, observamos diferença significativa ao nível de 5%, somente entre os valores biológicos do feijão puro puro e da Mistura I.

— considerando-se que o período de adaptação não deve ser menor que 12 dias, os valores biológicos do feijão puro e das duas misturas estudadas são inferiores ao da caseína, ao nivel de significancia de 5%.

O coeficiente de digestibilidade dos alimentos não pode ser responsável pelas diferenças dos valores biológicos obtidos e do nivel de crescimento dos animais.


Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br