Acessibilidade / Reportar erro

Produção do cuidado aos casos de tuberculose: análise segundo os elementos do Chronic Care Model* * Extraído de parte dos resultados da pesquisa multicêntrica "DECIT - Pontos de estrangulamento na assistência aos doentes de TB em tratamento", realizada em três regiões do Brasil (Nordeste, Sul e Sudeste), João Pessoa, 2014.

Resumo

OBJETIVO:

Analisar,segundo os elementos doChronicCareModel,a produção do cuidado aos casos de tuberculose nos serviços de Atenção Primária à Saúde.

MÉTODO:

Estudo transversal, realizado em capital do nordeste brasileiro, envolvendo 83 profissionais da Estratégia Saúde da Família. Aplicou-se um instrumento estruturado, adaptado para atenção à tuberculose no Brasil. A análise pautou-se na construção de indicadores, cujacapacidade para produção de cuidados variou entre limitada a ótima.

RESULTADOS:

A organização da atenção à tuberculose e o autocuidado apoiado apresentaram capacidade razoável. Na articulação com a comunidade, a presençadoagente comunitário de saúde apresentou capacidade ótima. A parceria com organizações da comunidade e o envolvimento de especialistas obtiveram capacidade limitada. A capacitação dos profissionais, o sistema de agendamento e monitoramento da tuberculose na comunidade e o sistema de informação clínica alcançaram capacidade básica.

CONCLUSÃO:

A capacidade dos serviços da Atenção Primária à Saúde para produção do cuidado aos casos de tuberculose,segundo os elementos doChronicCareModel,ainda é limitada.Superar a fragmentação do cuidado e priorizar um funcionamento sistêmico entre ações e serviços da rede de atenção à saúde é ainda um grande desafio.

Descritores:
Tuberculose; Atenção Primária à Saúde; Serviços de Saúde; Enfermagem em Saúde Pública

Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br