Open-access Significados atribuídos por familiares na pediatria acerca de suas interações com os profissionais da enfermagem *

Resumo

OBJETIVO  Compreender os significados atribuídos por familiares cuidadores da criança no ambiente hospitalar acerca de suas interações com os profissionais da equipe de enfermagem.

MÉTODO  Estudo qualitativo que utilizou o Interacionismo Simbólico como referencial teórico e a Grounded Theory como metodológico. Foi realizado em uma Pediatria no sul do Brasil, no primeiro semestre de 2013. Participaram 15 familiares cuidadores de crianças internadas. Os dados foram coletados por entrevistas e submetidos à análise aberta e axial.

RESULTADOS  As interações com a equipe de enfermagem possibilitam à família confiar ou desconfiar do cuidado prestado à criança e avaliar positivamente o cuidado recebido.

CONCLUSÃO  As interações entre familiares e equipe de enfermagem contribuem para a significação atribuída pelo familiar ao cuidado de enfermagem recebido pela criança. Cabe ao enfermeiro atentar para as atitudes da equipe de enfermagem frente à criança e seu familiar, priorizando o cuidado humanizado.

location_on
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br
rss_feed Stay informed of issues for this journal through your RSS reader
Accessibility / Report Error