Open-access Validação de conteúdo de simulação virtual para prevenção da extubação não planejada em terapia intensiva*

RESUMO

Objetivo:  Desenvolver e validar o conteúdo de simulação virtual interativa baseada em cenário ramificado para prevenção da extubação não planejada em Unidades de Terapia Intensiva adulto.

Método:  Produção tecnológica desenvolvida por meio das etapas do Design Instrucional Contextualizado e estudo metodológico de validação de conteúdo. A validação de conteúdo (objetivos, estrutura e apresentação, relevância, aspectos gerais) foi realizada por cinco juízes, sendo calculados Índice de Validade de Conteúdo, Razão de Validade de Conteúdo e Coeficiente de Validade de Conteúdo.

Resultados:  A simulação virtual contém cinco cenas ramificadas, estruturada e implementada em plataforma virtual gratuita. A nota média dos juízes foi 4,3 e a concordância >0,8 em todas métricas para validação.

Conclusão:  A simulação virtual foi desenvolvida e validada quanto ao conteúdo, sendo recomendada como estratégia educacional para enfermeiros. A tecnologia educacional digital poderá apoiar enfermeiros a promover a segurança de pacientes na prevenção da ocorrência de extubação não planejada em unidade de terapia intensiva.

DESCRITORES
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade; Extubação; Segurança do Paciente; Unidades de Terapia Intensiva; Tecnologia Educacional.

location_on
Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419 , 05403-000 São Paulo - SP/ Brasil, Tel./Fax: (55 11) 3061-7553, - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: reeusp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Reportar erro